Novidades
 
Um espaço com dicas, notícias e informações sobre nossa empresa, lançamentos e obras em andamento.
Bairro planejado ou condomínio fechado?
Nas últimas décadas, duas grandes tendências do mercado imobiliário se consolidaram no Brasil: os condomínios fechados e os bairros planejados. Isso ocorre principalmente pela busca de mais qualidade de vida: tranquilidade, lazer e segurança para os moradores, já que possuem uma infraestrutura própria.

Embora os condomínios fechados e os bairros planejados tenham muitas semelhanças entre si, perante as normas e leis, eles são bem distintos.

A maior diferença entre os dois tipos de empreendimentos é que o condomínio fechado é de uso exclusivo dos proprietários dos lotes. Já no bairro planejado, as ruas, vias comuns de acesso, praças e espaços coletivos são públicos, pertencem à cidade e podem ser utilizadas por todos, ou seja, nada de muros e portarias: a palavra aqui é inclusão.

Além disso, os bairros planejados não cobram taxas de manutenção de seus usuários, até porque as ruas são públicas, sob administração da prefeitura. A lei prevê, no entanto, a possibilidade de criação de associação de moradores que, por sua vez, pode acordar entre os moradores, alguma adesão espontânea de alguma taxa específica (sem ônus a quem optar por não participar). Já nos condomínios fechados, todos os gastos com a infraestrutura são divididos entre os proprietários.

No condomínio fechado, a restrição para entrar é maior: uma pessoa que não seja morador ou trabalhador do local precisa de uma autorização prévia do proprietário. Também é comum pedir documentos para registrar a entrada.

No bairro planejado, somente o lote é privado, sendo assim, todas as áreas comuns podem ser utilizadas por qualquer pessoa, mesmo que tenha muros e granitos na entrada; por ser da prefeitura, é pública.

A forma de ocupação também é um dos pontos divergentes entre os dois tipos de empreendimentos. Nos bairros planejados, o uso misto é incentivado, ou seja, abre-se a possibilidade do surgimento de novos negócios, já que nesses locais são disponibilizados espaços para comércio e escritórios. São mais opções para os moradores da cidade e para o aquecimento da economia local.

Cada um dos dois tem suas vantagens, mas ambos garantem uma qualidade de vida impagável, cabe a você avaliar qual será melhor para você e sua família.

Na Consplan, temos esses dois tipos de empreendimentos! Aproveite, conheça cada um deles e veja qual tipo é o perfeito para você morar.
6 dicas na hora de escolher o projeto da sua nova casa
SAIBA MAIS
Entrega oficial dos terrenos do Águas Claras em Gravataí
SAIBA MAIS
Tendência: casinhas na decoração de quarto infantil
SAIBA MAIS
Você já pensou em investir em um seguro residencial?
SAIBA MAIS
Como manter seu jardim bonito mesmo no outono
SAIBA MAIS
Saiba como escolher o tipo de grama ideal para sua casa
SAIBA MAIS
Como escolher a tinta para a pintura de áreas externas
SAIBA MAIS
Saiba como identificar se um bairro irá valorizar rápido
SAIBA MAIS
Como escolher as louças ideais para o banheiro
SAIBA MAIS
Veja o que mudou no financiamento de imóveis da Caixa Econômica Federal
SAIBA MAIS
Saiba como usar seu FGTS no mercado imobiliário
SAIBA MAIS
O melhor momento para financiar seu novo imóvel
SAIBA MAIS
7 etapas para um projeto de sucesso
SAIBA MAIS
7 etapas para um projeto de sucesso
SAIBA MAIS
Dicas de como cuidar do seu jardim na primavera
SAIBA MAIS



Fale Conosco


Av. Palmeira, 251 - Petrópolis - Porto Alegre - RS, 90470-300
Porto Alegre
51 3028.1719
WhatsApp/Financeiro
51 99807.8602
WhatsApp/Vendas
51 99901.0437
Acesso
Restrito