Bairro planejado ou condomínio fechado?
Nas últimas décadas, duas grandes tendências do mercado imobiliário se consolidaram no Brasil: os condomínios fechados e os bairros planejados. Isso ocorre principalmente pela busca de mais qualidade de vida: tranquilidade, lazer e segurança para os moradores, já que possuem uma infraestrutura própria.
Embora os condomínios fechados e os bairros planejados tenham muitas semelhanças entre si, perante as normas e leis, eles são bem distintos.
A maior diferença entre os dois tipos de empreendimentos é que o condomínio fechado é de uso exclusivo dos proprietários dos lotes. Já no bairro planejado, as ruas, vias comuns de acesso, praças e espaços coletivos são públicos, pertencem à cidade e podem ser utilizadas por todos, ou seja, nada de muros e portarias: a palavra aqui é inclusão.
Além disso, os bairros planejados não cobram taxas de manutenção de seus usuários, até porque as ruas são públicas, sob administração da prefeitura. A lei prevê, no entanto, a possibilidade de criação de associação de moradores que, por sua vez, pode acordar entre os moradores, alguma adesão espontânea de alguma taxa específica (sem ônus a quem optar por não participar). Já nos condomínios fechados, todos os gastos com a infraestrutura são divididos entre os proprietários.
No condomínio fechado, a restrição para entrar é maior: uma pessoa que não seja morador ou trabalhador do local precisa de uma autorização prévia do proprietário. Também é comum pedir documentos para registrar a entrada.
No bairro planejado, somente o lote é privado, sendo assim, todas as áreas comuns podem ser utilizadas por qualquer pessoa, mesmo que tenha muros e granitos na entrada; por ser da prefeitura, é pública.
A forma de ocupação também é um dos pontos divergentes entre os dois tipos de empreendimentos. Nos bairros planejados, o uso misto é incentivado, ou seja, abre-se a possibilidade do surgimento de novos negócios, já que nesses locais são disponibilizados espaços para comércio e escritórios. São mais opções para os moradores da cidade e para o aquecimento da economia local.
Cada um dos dois tem suas vantagens, mas ambos garantem uma qualidade de vida impagável, cabe a você avaliar qual será melhor para você e sua família.
Na Consplan, temos esses dois tipos de empreendimentos! Aproveite, conheça cada um deles e veja qual tipo é o perfeito para você morar.